top of page

Biblioteca Comunitária do Arquipélago

Inaugurada em 11 de outubro de 2014, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago  foi o primeiro grande investimento do Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre. Implementa pela ONG Cirandar com aporte financeiro do PMLL e do Instituto C&A a biblioteca encontra-se junto à sede do Clube de Mães da Ilha Grande dos Marinheiros. Essa localização foi escolhida por ser uma referência comunitária e por sua fácil localização.

As atividades diversificadas buscam consolidar o espaço como um centro cultural na comunidade. Nele, acontecem ações de promoção da cultura e arte, com ênfase nas práticas de mediação de leitura e promoção da literatura.

Buscando o empoderamento da comunidade, a biblioteca realiza ações de leitura com foco na poesia, mantendo um grupo de crianças e jovens que realizam uma vez ao mês um cortejo literário pela comunidade. Atividades de musicalização, brinquedos e brincadeiras também contribuem para o fortalecimento da cultura popular na região.

Parceira com a escola de educação infantil Tia Jussara e o Centro Social Marista Aparecida das Águas contribuem para ampliação do publico leitor na comunidade. Além disso, ações em parceria com a Cooperativa de Mulheres da região garante a inclusão da leitura e a geração de renda.

A Biblioteca Comunitária do Arquipélago localiza- se na

Rua da Cruz, 5 - Ilha Grande dos Marinheiros - Porto Alegre/RS.

Contato: biblioarquipélago@cirandar.org.br

Em destaque

Cortejos Literários

 

Os Cortejos da Ilha iniciaram como projeto na biblioteca e já tem se espalhado para nossas outras comunidades. Crianças e jovens percorrem as ruas da comunidade lendo poemas, tocando e cantando cantigas populares.

Esta ação além de incentivar a leitura, empodera a comunidade e protagoniza a criança e o jovem através da leitura.

Valorização da Cultura Popular

 

Pensada para ser um espaço de fortalecimento e empoderamento da cultura local, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago possui acervo diferenciado, valorizando os saberes e autores locais. Além disso, suas ações culturais são pautadas no protagonismo da comunidade,  valorizando brinquedos, brincadeiras e histórias de vida. 

bottom of page